Sentar-se em lótus não é meditar

Para acontecer a meditação, a mente não pode estar trabalhando em seu padrão condicionado habitual. A mente habitual gera fluxos ininterruptos de pensamentos aos quais você está condicionado a agarrar-se; esse hábito de agarrar-se a pensamentos é um grande obstáculo para a meditação. Além disso, é preciso entender que a meditação não ocorre de forma imposta e artificial – ela acontece quando o ambiente mental é favorável para a calma. Ou seja, precisamos criar condições para que ela ocorra espontaneamente.

Em primeiro lugar, deve-se estar ciente da importância da meditação. Deve-se saber que os pensamentos, emoções e demais condicionamentos mentais que alimentamos no dia a dia só nos leva ao desequilíbrio e à insatisfação. Isso deve fazer muito sentido para você, pois desse modo, todos esses condicionamentos tornam-se fardos dos quais você sente-se motivado a livrar-se para tornar-se livre. Abandonando-se esses fardos do passado, você estará inclinado à liberdade e à paz de espírito, abrindo-se ao momento presente. 

Com a meditação, abandona-se tudo o que tenha a ver com o ego. Tudo o que faz com que a sua mente seja individual e não uma com o todo. A meditação é um processo de soltar, de abandonar tudo o que te separa da grande mente da iluminação. Portanto, condição essencial para a meditação é acomodar-se no silêncio, pois a mente meditativa não é nada mais do que o plano original da mente onde todos os pensamentos se assentam. Os pensamentos são vazios, portanto deixe-os evaporarem para que só reste esse plano vazio. Permanecer nisso é paz. Você se dará conta de que a paz não é o que a mente acha que é, um estado a ser alcançado, mas é o abandono de tudo o que anuvia a mente, impedindo de ter consciência dessa dimensão livre que sempre esteve lá. 

Marco Moura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Termos Taoístas

Personalidades dos Cinco Elementos

Wu-Wei - A Verdadeira Ação