Por que terapia natural?

Dentre tantos métodos terapêuticos, por que optar pelas terapias naturais? Por que simplesmente não ir ao médico e tomar um remédio? Um conceito comum de grande parte das pessoas é de que os remédios são a cura definitiva. De fato, os sintomas podem desaparecer, mas será que a doença é curada?

Desde a antigüidade, os terapeutas e filósofos viam as doenças como decorrentes de uma desarmonia do ser humano como um todo: na parte física, mental e espiritual. Se apenas a doença aparente for eliminada, não significa que ela foi completamente resolvida. É como esconder a sujeira embaixo do tapete. Certamente, a doença aparecerá de outra forma, do mesmo modo que se um canal de água for fechado, a água escoará por outro. A natureza funciona assim: toda causa gera um efeito. Se guardamos angústias, alimentamos a raiva ou adotamos atitudes intolerantes, então não estamos bem por dentro; e o que está dentro vai para fora. Quanto mais fortalecemos os nossos desequilíbrios, mais graves são as conseqüências.

Nem sempre temos auto-conhecimento suficiente para resolvermos a raiz dos nossos males, mas sempre podemos optar por caminhar em direção ao equilíbrio. As terapias naturais existem justamente para ajudar nesse equilíbrio. As doenças não são tratadas isoladamente, mas em conjunto com todo o quadro que a pessoa apresenta de sintomas físicos, emocionais e comportamentais. Desse modo, atuando na harmonização do ser humano, pouco a pouco a pessoa conquista o seu tão almejado bem-estar. A eliminação da doença passa a ser um efeito, cuja causa é a pessoa de bem com ela mesma.

Marco Moura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Termos Taoístas

Personalidades dos Cinco Elementos

Wu-Wei - A Verdadeira Ação