Paradoxo Yin Yang

Lao Tsé expõe no Tao Te Ching:
"Seja humilde, e permanecerás íntegro.
Curva-te, e permanecerás ereto.
Esvazia-te, e permanecerás repleto.
Gasta-te, e permanecerás novo."

Jesus diz o mesmo que Lao Tsé: "Porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado." Isso ilustra como é possível elevar-se através do aparente rebaixamento. O que aos olhos do mundo parece miséria oculta um grande valor. É como a água, que é sutil, humilde e amolda-se ao seu recipiente. Todos fazem uso dela, como se ela tivesse uma compaixão infinita. Fluindo tranquilamente, a água segue o seu caminho, ocultando o seu grande poder capaz de gerar ondas arrebatadoras.

Se hoje algo é pequeno, amanhã será grande. A vida é um ciclo em constante mutação. O hermetismo chama a isso de "lei do ritmo", baseado na "lei da polaridade". O taoísmo chama de mutação Yin Yang. Tudo se move como um pêndulo e, para haver o equilíbrio, há uma alternância entre os dois pólos. As qualidades opostas, como alto e baixo, são de mesma natureza e diferem apenas em graus.

Portanto, quem se engrandece aproxima-se do declínio. Quem permanece humilde perante a existência, é retribuido com o néctar da sabedoria.

Marco Moura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Termos Taoístas

Personalidades dos Cinco Elementos

Wu-Wei - A Verdadeira Ação