Palavras Voam, Ensinamentos Brotam

Sou da opinião de que todo entendimento é interior, isto é, que tudo o que aprendemos vem de nós mesmos. Podemos recorrer a professores e mestres para o aprendizado, mas acredito que estes atuem apenas como instrutores e que o mestre é o nosso entendimento interior. É possível adquirirmos conhecimentos de fora, mas o entendimento brota de dentro de nós.

Na humanidade, já se passaram vários mestres que instruíam os homens acerca da verdade. Seja para Buda, Lao Tsé, Cristo ou Maomé, a verdade é universal. Todos dizem o mesmo em essência, mas cada um utilizou uma linguagem própria para o entendimento de seu povo. Como não podiam entrar na consciência das pessoas, eles utilizaram palavras comuns ao senso popular para estimular sua sabedoria inata.

Aprendi com esses mestres que devemos questionar a nós mesmos e não aos ensinamentos. Aprendi que o entendimento vem das lições que tiramos em nossas vidas e não do que é dito. As palavras em si são vazias de sentido. Existem pessoas que, mesmo lendo livros e mais livros de iluminados, não entendem nada. Suas mentes estão tão cheias de conceitos que não dão oportunidade ao entendimento.

Por outro lado, houve um discípulo de Buda, Mahakashyapa, que compreendeu a verdade sem ouvir de Buda uma única palavra, somente vendo-o levantar uma flor de lótus. Mahakashyapa estava aberto ao entendimento.

Marco Moura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Equilíbrio que Sustenta o Desequilíbrio

Vivência do Centro

Empregando a energia vital