Observando Afinidades, Desenvolvendo Sabedoria

As afinidades promovem a união de indivíduos que tenham algo em comum. As afinidades levam pessoas a pertencer ao mesmo grupo, à mesma região, a partilhar dos mesmos ideais, crenças e opiniões, ainda que geograficamente distantes e sem nenhum contato durante a vida. Mesmo assim, a ligação entre elas existe, como a de parentes que vivem em países diferentes. A conexão entre essas pessoas é, em um sentido sutil, uma interrelação de estados vibracionais que envolvem energia imaterial, e isso supera as fronteiras de tempo e espaço. É por isso que eventos aparentemente isolados um do outro podem se relacionar à distância. Quando dois ou mais eventos ocorrem de modo paralelo e análogo, envolvidos e acionados por fatores comuns, trata-se de um efeito chamado "sincronicidade". No caso de não crermos em uma ligação oculta entre eles, chamamos-lhe "coincidência".


Essa teia oculta que liga eventos superficialmente independentes é sustentada pela lei de causa e efeito, a lei do Karma. Tudo é resultado de interações dinâmicas. O que observamos são os efeitos dessa interação, que nem sempre coincidem localmente. É essa lei que envolve as afinidades, que leva pessoas a se aproximar ou se afastar, se gostar ou desgostar. Podemos ignorar essa teia e achar que tudo é aleatório ou observar mais profundamente e notar a lei de causa e efeito em operação. Podemos olhar esse aspecto da vida com seriedade e extrair lições preciosas. Podemos desenvolver a sabedoria, que é olhar e ser capaz de ver. E a partir daí, realizar transformações.


Você pode reconhecer eventos análogos e saber que estão relacionados? Somente o olhar atento é capaz de ver. Você pode passar por algo sem vê-lo e dizer que ele não está ali. Você se bloqueia de ver o que não está preparado para ver. Portanto, aguçar a sensibilidade é o ponto de partida, além de estar aberto à revelação. Escolher ser perceptivo conduz à sabedoria. Estando aberto energeticamente a uma perspectiva superior, naturalmente as coisas ao redor se alinham e mostram a coerência entre os eventos da vida. Esteja aberto e perceptivo e o caminho das coisas se tornará evidente. O que é ignorado será exposto e a sabedoria será realizada.

Marco Moura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Termos Taoístas

Personalidades dos Cinco Elementos

Wu-Wei - A Verdadeira Ação