Termos Taoístas

DAO (Tao)

A filosofia chinesa fundamenta-se no Dao como a origem do Universo. Pode ser entendido como o absoluto, o todo, o divino - a fonte que manifesta toda a existência. Ele não pode ser expresso em palavras, pois é infinito e está além de qualquer definição ou entendimento intelectual. Traduzido como "Caminho", é anterior mesmo ao Céu e à Terra. Por "Caminho", entende-se como a fonte sem princípio nem fim de onde tudo vem e para onde tudo vai; o vazio que preenche a existência com vida. No Caminho, nada está separado - o caminho, o caminhar e o caminhante são um só.

O Dao está em toda parte, mantendo o equilíbrio através das leis da natureza. Ele não pode ser sondado, mas sentido. Com simplicidade e naturalidade, nos conscientizamos de que o Dao não está distante - é a nossa própria natureza. Não precisamos procurar, basta abandonarmos as idéias que nos separam dele e nos fundirmos à nossa origem. No silêncio de nossas mentes, na simplicidade de nossos corações: lá está o Dao.

QI (Chi)

O Universo é um campo vasto formado por inúmeras galáxias, estrelas, planetas, organismos e substâncias. Tudo isso tem uma origem comum: é formado pelo Qì. A tradução literal de Qì é energia ou sopro vital, mas seu conceito amplo abrange desde energias invisíveis até substâncias densas, pois como a ciência de hoje afirma, energia e matéria são a mesma coisa, diferenciando-se apenas no grau de vibração. Quanto menor a vibração, mais densa e palpável ela é; quanto maior a vibração, mais sutil e etérea.

O Qì está no ar que respiramos, ativando o fluxo energético; no nosso alimento, nutrindo o organismo; está circulando ininterruptamente no nosso corpo, gerando a vida. Está em tudo! O equilíbrio do Qì no nosso corpo promove a saúde e o bem-estar. Em desequilíbrio, provoca doenças. As terapias orientais visam o fluxo harmonioso do Qì pelo organismo.

YIN YANG

O Dao se manifesta através da unidade (Tai Ji), que se polariza em Yin Yang. Tudo tem o seu lado Yin e o lado Yang, que são aspectos opostos, que se complementam e, unidos, formam um fenômeno. Yin denota a sombra, o feminino, o receptivo. Yang refere-se à luz, ao masculino e ativo. Conhecemos a nossa realidade através de nossa mente, cuja visão é subjetiva e parcial diante da verdade infinita, o Dao. Se vemos a frente (Yin), não podemos ver atrás (Yang), embora a parte de trás esteja lá. Se enquadramos a visão na parte de trás, a frente desaparece.

Como princípios da existência, Yin e Yang são relativos e só podem ser considerados Yin ou Yang a partir de um determinado ponto de vista. Por exemplo, um homem é considerado Yang se compararmos a sua natureza masculina com a feminina e Yin de uma mulher. No entanto, se o homem tiver uma personalidade calma e tranqüila, esse aspecto será Yin se comparado ao de uma mulher de personalidade agressiva, Yang.

Como o dia se transforma em noite, Yin e Yang estão em constante interação, sendo que o declínio de um resulta no engrandecimento do outro. Não há como separá-los, pois juntos, formam uma unidade. É exatamente pela existência do pólo oposto que um dos pólos existe. Não existe luz sem sombra, nem bom sem ruim.

Marco Moura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personalidades dos Cinco Elementos

Wu-Wei - A Verdadeira Ação