A mente cria a realidade?

A maioria de nós se vê em um cenário onde é inegável o impacto do mundo exterior na vida das pessoas, sejam exigências profissionais, competitividade, economia atribulada, demandas difíceis de serem cumpridas, turbulências afetivas, etc. Há quem diga que tudo é resultado de nossas ações e consequência de nossas próprias mentes. Talvez seja difícil acreditar que a mente crie a nossa realidade, mas é isso o que nos é revelado à medida que nos tornamos mais conscientes. O mundo está sendo moldado pelas nossas mentes.

Começando do básico no que se refere ao poder da mente, sabemos pelo menos que a mente rege o nosso corpo. Tanto movimentos voluntários quanto autônomos são impulsionados pelo sistema nervoso, pelo cérebro. A mente rege o cérebro. Todo o conhecimento que o cérebro registra vem dos impulsos elétricos acionados pelos nossos órgãos sensoriais e ganha sua significação na mente. Ou seja, todo o conhecimento que temos é uma interpretação mental das nossas experiências sensoriais. O corpo é o veículo para os processos que ocorrem na mente, portanto corpo e mente são interdependentes.

Se é assim, a realidade com a qual lidamos foi produzida em nossas mentes. A nossa realidade tal como a conhecemos não é a realidade em si, mas uma realidade espelhada que a mente reproduz. Não há nada de concreto nessa realidade subjetiva, nada que exista por si só independente da mente que a concebe.

De algum modo, somos nós que escolhemos como avaliar e interpretar a realidade. Os gostos e desgostos são criações particulares. Se somos nós que rotulamos e identificamos tudo em nossa experiência de vida, temos o poder de transformar tudo isso. Talvez não tenhamos a habilidade para isso devido às crenças e condicionamentos limitantes, mas o potencial existe.

Como fazer o potencial da mente florescer? É preciso penetrar profundamente na mente. É preciso liberá-la e torná-la profundamente consciente. Você crê no potencial da mente?

Marco Moura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Termos Taoístas

Personalidades dos Cinco Elementos

Wu-Wei - A Verdadeira Ação